domingo, 23 de janeiro de 2011

A Soul To Squeeze

A Soul to Squeeze é a biografia não oficial de Anthony Kiedis, falando como o grupo passou com a saída e ao retorno de John Frusciante a banda.

                                 CAPÍTULO 7 - FUNKY MONKS

Anthony foi absolvido da acusação de assedio sexual que havia sofrido em abril de 1989. Em todas as entrevistas daquela época e mesmo nas posteriores a aquele ano, ele demonstrava-se arrependido de algumas atitudes e declarava: “ Muitas pessoas que vem a nossos shows entendem que isso é apenas  um elemento de diversão e não fazíamos com a intenção de ofender ninguém.” “ Eu não sou este tipo de pessoa, eu sou uma pessoa descontraída que gosta de se divertir”. “Eu nunca fiz nada para ter sido acusado. Isso me chocou muito tanto que o júri se convenceu que eu não havia feito nada. Mas uma vez que você entra no tribunal, tudo pode acontecer.” “E talvez tenha aprendido algo sobre isso, você não pode sair ai tirando seu pau pra fora, tem gente que não gosta”.

Em 1991 todos esperavam o novo álbum do Red Hot Chili Peppers. Anthony inaugurou sua casa nova com uma grande festa para os amigos e para toda a família. Anthony queria voltar a ter uma relação afetiva com seus pais e irmãs, Blackie naquela época tinha voltado a Michigan, pois havia tido muitas desilisões em Los Angeles, Anthony queria ajudar seu pai a ter uma nova vida. Na festa em sua casa estavam todos seus amigos e ex-namoradas também, inclusive Lone Skye que foi acompanhada de seu futuro marido Adam.

Anthony não dedicou nenhuma musica do BSSM para lone, mas mantinha amizade com ela. Por ter parado com as drogas, Anthony começou a engordar e assim acabou ficando obcecado por musculação e academia, ele fazia Cooper, andava de bike, nadava muito em sua piscina.

No começo de maio de 91, os Peppers pegaram suas coisas e se mudaram para uma mansão decadente chamada Laurel Canyon, onde realizaram a gravação do BSSM. Flea sofreu um acidente na casa e acabou quebrando o pé esquerdo. O cunhado de Flea foi quem filmou todo o processo de gravação do álbum, em preto e branco. Jonh Frusciante declarou a MTV: “Nos estamos fazendo um álbum maravilhoso, fantástico e revolucionário divisor de águas.”

Anthony e Flea declaravam que a casa era mal assombrava e que viam nela uma dama vestida de preto, JF dizia que a dama morava na torre e todos tinham medo de subir até lá. Chad dizia que se sentia perseguido o tempo todo dentro da casa, ele foi o único que não se mudou para a casa, pois preferiu ficar com sua esposa Maria que acabara de ter uma garotinha Jessie. Dentro da casa havia um jornalista correspondente do Alternative Press, o qual fez varias perguntas a Anthony sobre as letras do novo álbum, as que mais lhe chamaram a atenção foram Breaking the Girls(chamado de musica da desvirginização) e Sir Pshyco Sexy. Anthony explicou-lhe que essas interpretações jornalísticas poderiam ser o caminho das letras, mas tudo dependeria da forma que ele via suas próprias letras.

Sexo foi um dos assuntos principais daquela casa e os 4 Peppers ficavam eufóricos com a presença feminina que ali estivesse (cozinheira, maquiadora, fotografa ou até assistente de câmera), a única mulher respeitada dentro daquela casa era Clara (filha de Flea de 2 anos), eles a tratavam como uma princesa.

Anthony sentia falta da heroína dentro da casa, tinha noites de insônia e mesmo se tratando com acupuntura ele continuava tenso, a maconha que Flea e JF usavam não era o suficiente para acalmá-lo, mas preferia nem citar o nome dessa droga, sempre se referia a ela como “ aquela substancia narcótica”, acreditava que assim sentiria menos desejo de usa-lá.

No começo de julho os Peppers voltaram para casa, Anthony e Flea foram passear na Costa Rica, Rubim ficou em Los Angeles decidindo as faixas que entrariam no álbum, decidiu tirar Soult to Squeeze, pois queria um material mais explosivo e já tinha muitas baladas pro seu gosto. BSSM foi lançado em setembro de 1991.

Red Hot Chili Peppers tinha uma grande concorrência naquela época, as bandas grunges, que para Anthony não era problema algum porque primeiramente simpatizava com elas e tinha amigos como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e depois porque sabia que o estilo dessas bandas não tinha nada a ver com o som que eles faziam. Fizeram vários tours com Nirvana e Pear Jam pela Europa e sempre nesses tours perguntavam a Anthony sobre suas tatuagens e ele ironicamente dizia: “ São o Maximo do aperfeiçoamento do corpo” “Se você tem este corpo, você tem que mostrá-lo”.

Eles gravaram o primeiro clipe “ Give it Away”, onde foram levados para o deserto Mojave e foram pintados de prata. Under the Bridge estourou no mundo todo e as pessoas queriam conhecer a tal ponte citada na musica, viviam lhe perguntando a localização e ele respondia: “No centro da cidade, mas eu não queria falar mais nada sobre isso. As pessoas estão tentando encontra-lá, né? Fuck! Não é uma atração turística, pelo amor de Deus. É o território das gangs, vocês estão procurando uma bala nos seus miolos?”. Anthony explicou muitas vezes sobre a composição de Under The Bridge, quando voltava do estúdio da gravação ele foi acometido por um de seus ataques de pânico e percebeu como era solitário: “Eu senti que minha alma era solitária neste universo e que eu tinha uma conexão com meu corpo físico, meu espírito e meu amor. Eu senti que tudo estava ao meu lado”.

Em 1 de Novembro de 1991, Anthony organizou sua própria festa em Boston e nisso PJ pulou no palco com um faixa escrita “ Feliz Aniversario Swan” e todos estavam pelados com socks on the cocks! Anthony exagera no consumo de álcool durante a sua festa e acaba passando mal do estomago, o medico o proíbe a continuar a turnê, PJ e Nirvana tem que se apresentar sem RHCP por isso.

Anthony começa a se desentender com John, ele ficava irritado com a performance de John no palco, pois parecia estar fazendo um show para si mesmo. Flea tentando apaziguar a situação, mas tudo se tornava pior, pois John não conversava mais com Anthony.

Durante uma apresentação na Europa, os RHCP foram avisados para não se comportarem de forma muito sexual no palco e muito menos usarem meias, porem como já era de costume da banda contestar, eles fingiram concordar com as exigências, mas quando subiram ao palco estavam vestidos de damas da idade media, imediatamente foram expulsos do palco e tiveram que se explicar para toda a imprensa européia.

Correram muitos boatos e acusações sobre as letras do Blood Sugar Sex Magik naquela época e Anthony declarou: “ Nos não odiamos a mulheres, nos não colocamos um rotulo nelas. Se nos falamos sobre transar com uma policial é apenas uma brincadeira. E se algumas pessoas se ofendem tanto com uma brincadeira, então talvez a vida sexual delas é que esta totalmente ferrada!”

RHCP posa para a capa da Rolling Stone e são obrigados a tirar suas roupas, o fotografo queria que eles usassem as meias, mas eles se negaram e a foto saiu sem meias mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário